terça-feira, novembro 14, 2006

23 de Novembro a 17 de Dezembro | diariamente

João Pedro Vale Quem não chora, não mama


João Pedro Vale concebeu uma instalação sonora intitulada QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA para o projecto de arte púbica OBRAS NA FACHADA.

A instalação de João Pedro Vale permite ao transeunte ouvir um som que se assemelha a pessoas a chorar. Trata-se, no entanto, de uma gravação sonora de um concerto com um grupo de carpideiras da Nazaré.

Este projecto surge na continuidade de outros trabalhos onde o autor utiliza dados do folclore nacional para questionar de forma irónica a contribuição dos mesmos para a construção de uma identidade nacional e a forma como estes fenómenos são incorporados no imaginário colectivo.

João Pedro Vale apresenta o seu trabalho na Casa d’Os Dias da Água depois de exposições na galeria Leme em São Paulo, na Layr : Wuestenhagen, em Viena, ambas em Abril deste ano e do Project Room na F.I.A.C. ( Feira Internacional de Arte Contemporânea ), em Paris, no inicio de Novembro.

João Pedro Vale participa em Obras na Fachada a convite de Lúcia Sigalho, autora do projecto inaugural, apresentado na Casa em Julho de 2004. O artista que irá realizar as próximas OBRAS NA FACHADA em Abril próximo será, por sua vez, convidado por João Pedro Vale e assim sucessivamente, de acordo com a filosofia de artist’s runned space que preside à Casa d’Os Dias da Água.